sábado, 5 de maio de 2012


Pippi Långstrump 

Loide Branco


foto: eine Seite zurückhopsen

 Pippi Långstrump em Sueco ou em  inglês Pippi Longstocking ou ainda em português algo como Pippi Meias longas???? fofa né???

    A história de Pippi foi criada pelo autor sueco Astrid Lindgren e as primeiras publicações datam de 1945 à 1948 sendo que uma série adicional de 6 livros foi publicada em 1969-1975 e duas histórias finais foram publicadas em 1979 e 2000 este livro foi traduzido em 64 línguas e de tão famosa acabou virando série na televisão e posteriormente chegou aos cinemas. 
   
   Por estas terras, essa garotinha de cabelo vermelho-fogo arrumado com tranças bem firmes (daquele jeito com uma espécie de arame para dar aquele toque de quem levou um susto...rs) é bem famosa porque embora tenha somente 9 anos e de não ter uma educação formal ela não é nada convencional, tem uma personalidade forte e uma força sobrenatural é capaz de levantar o seu cavalo com uma só mão sem nenhuma dificuldade. Pippi respeita os adultos mas às vezes zomba dos mesmos e em certas ocasiões fica muito irada principalmente se algum adulto tentar maltratar o seu cavalo. Pippi tal qual Peter Pan, não quer crescer...

   Pippi diz ainda que seu nome completo é "Pippilotta Delicatessa Windowshade Mackrelmint Ephraim's Daughter Longstocking", complicado né??? rs
     
     Conta-se que é filha do marinheiro Longstocking Efraim, capitão do veleiro Hoptoad (hoppetossa em sueco) de quem herdou Pippi seu senso comum e uma força incrível. Seu pai comprou a Villa Villekulla para dar a sua filha uma vida familiar mais estável do que a bordo do navio embora Pippi ame a vida de marinheiro e seja melhor marinheiro e timoneiro do que a maioria da tripulação de seu pai, Pippi retirou-se parai a Villa de  Villekulla depois que seu pai ficou perdido no mar mas estava determinada em sua crença de que seu pai ainda estava vivo e tinha sido feito rei (negerkung ou "rei negro" no original) e que iria procurá-la na Villa.


    Embora seja a garota mais forte do mundo Pippi e sua força sempre impressionar e confundir as pessoas, Pippi não é violenta, toma sempre cuidado quando precisa fazer uso de sua força, e isso pode ser visto no primeiro livro quando dois policiais  querem levá-la para o orfanato contra a sua vontade; ela também é vista nos vários filmes levantando o cavalo e o livro menciona Pippi movendo seu cavalo Old Man, carregando-o de um lugar para outro bem como o carro, a balança, tudo pesando acima de 1.000kg, ela também se vê livre das grades da janela da prisão e também lança piratas pelo quarto, entretanto a origem de sua força nunca foi explicada.

    Seu pai foi levado para uma ilha do Mar do Sul conhecida como Kurrekurredutt Ilha onde se tornou o "chefe da gordura branca" pelos nativos. O capitão regressa a Suécia para trazer Pippi para a sua casa nova nos Mares do Sul mas Pippi que,  encontra-se ligada aos seus novos amigos e a Annika decide ficar onde estar, embora de vez em quando viaje com seu pai a bordo do Hoptoad incluindo Kurrekurredutt onde ela foi confirmada como a filha do "chefe da gordura branca", a princesa Pippilotta.
    
   Essa história me  fez lembrar um pouco a espirituosa e inteligente Emília de Monteiro Lobato e de como eu adorava assisitr o "Sítio do Pica-Pau Amarelo" versão preto e branco...que histórias, que aventuras  algo que marcou a minha infância.


   Espero em breve poder ler em Sueco todas essas aventuras afinal é sempre bom nos transportarmos para este mundo mágico de aventuras e possibilidades.


(fonte: wikipedia)


    






Um comentário:

  1. Vc sabia que o livro com a saga da PIppi foi o primeiro presente que ganhei de meu falecido cunhado quando, anos atráss, vim visitar meu marido e a familia?Nunca me esqueci....dias felizes

    ResponderExcluir