terça-feira, 8 de novembro de 2011

Cotidiano na Suécia

Um parêntese
by Loide Branco






É engraçado como muitas vezes não nos apercebemos das pequenas coisas que nos rodeiam, que fazem parte de nossas vidas e que só nos damos conta de sua importância quando fazem falta.

Pois bem, tudo isso para dizer que hoje fiquei muito feliz quando acordei pela manhã e já conto..

Já disse que e minha rua somos apenas quatro casas e que minha rua é sem saída? é verdade ( risos a parte...). Logo que chegamos aqui percebi que havia uma lixeira grande em frente a minha garagem e  pensei que era para todos os vizinhos, bom, eu acostumada em Coimbra que o caminhão de lixo passa todos os dias por volta da 1:00h da madrugada para esvaziar,  fui enchendo a lixeira e nada dela esvaziar e daí veio a preocupação de estar invadindo o espaço dos outros e será que haveria espaço para os vizinhos colocarem seus lixos também?

Fui então perguntar como que funciona o sistema de coleta de lixo e fiquei sabendo que o caminhão passa a cada 15 dias e que a coleta é de lixo doméstico, nada de latas, garrafas plásticas, todas as garrafas e latas são levadas ao centro de coleta seletiva que fica em áreas estratégicas do bairro ou no supermercado próximo de casa  (no meu caso à 2km) e para cada latinha e garrafa plástica recebe-se 1kr (uma coroa sueca), tem uma máquina dentro do supermercado em que depositamos e retiramos um ticket... "oh mygodnessssssss"! E agora, 15 dias?  era a única coisa que vinha em minha cabeça...

Quanto ao sistema de coleta seletiva tudo bem, porque desde que morei em Londres já era assim e também em Coimbra, não estou nada maravilhada pelo fato de na Suécia o lixo ser tratado de forma séria e correta e nem quero ser piegas...mas quando nós nascemos em um país como o Brasil ou outros lugares ao redor do mundo que ainda não tem o mesmo sistema, nós ficamos assim pensativos, porque queríamos que no nosso país também fosse assim, um ato banal o de separar as coisas, colocar no lugar certo.
by Loide
by Loide


Que deveríamos nos preocupar com o meio ambiente e em educar as pessoas diariamente até que o fazer se torne habitual, normal. Por isso essa perplexidade porque temos essa cultura do "joga fora tudo", sem olhar  para onde e que está tão enraizada que não ligamos para o lugar em que vivemos. E fico assim pensando como seria em São Paulo minha cidade, se tivéssemos o cuidado com o lixo de nossas casas, ruas, a nossa cidade seria mais limpa, organizada, gostosa  de viver.


Não sei quando iremos acordar para uma mudança de comportamento e percebermos que também temos que participar nesse processo porque a responsabilidade não está só no poder dos governantes estes sim tem que disponibilizar os meios de coleta, reciclagem etc em áreas de fácil acesso para as pessoas de nossa comunidade e nós por outro lado, devemos aprender a cuidar do nosso lixo, o que consumimos.

No início disse que fiquei feliz mas não disse a razão e isso foi porque logo cedo escutei o barulho de um caminhão e quando olhei e vi um enorme e vermelho pensei: será que é finalmente o do lixo? não é que era? Ai meu Deus que alegria!!!

Quando olhei para fora de casa vi que os meus vizinhos haviam colocado suas lixeiras na frente de suas casas para a recolha e que elas existiam..rs

Eu corri "toda descabelada" mais uma vez até a cozinha e peguei o último saco de 60 litros que eu estava acumulando e que não tinha colocado para fora porque não queria encher mais a lixeira, enfim...descobri que a lixeira que estava na minha porta é toda minha e que posso colocar meu lixo nela sem medo de invadir o espaço alheio.

Vi também que o caminhão de lixo é muito moderno e que só trabalha o motorista e nada de auxiliares correndo atrás do caminhão que deixa aquele cheiro característico ( tudo bem que no Brasil é mais uma forma de emprego para as pessoas, mas essas mesmas pessoas podiam ser aproveitadas em outras áreas por exemplo na reciclagem do lixo), mas aqui é só o motorista e a sua máquina poderosa para recolher  as caixas de lixo, despejar no caminhão, comprimir e ir para a próxima residência e depois seguir seu caminho sem deixar cheiro no ar.
(foto: stock photo red garbage truck)
by Loide
Outra coisa que achei interessante foi que nos supermercados compramos sacolas de papel que lembram aqueles sacos antigos e também sacolas plásticas, daí você pode trazer de casa sem ter que comprar outras e também ajuda com menos sacolas para jogar fora. Em Coimbra já era assim também e tudo bem que quando fui em São Paulo esse ano, lá no Carrefour eles estavam incentivando as pessoas a trazerem suas sacolas  e era um dia específico da semana, não sei se mudou e nem sei como será nas outras cidades do Brasil mas já é um começo.


Também aqui depois de muito tempo voltei a ver refrigerantes em garrafas de vidro, lembranças da minha meninice em que levávamos o casco vazio para podermos comprar outra garrafa e tínhamos engradados de plástico em casa, depois, tudo "se fez plástico"...


Fiquei sonhando com o dia em que no nosso Brasil as coisas possam evoluir para este ponto porque com certeza teremos uma qualidade de vida melhor um meio ambiente preservado e com menos problemas nas épocas de chuva, evitando por exemplo entupimentos dos esgotos, doenças e mortes desnecessárias, a diminuição das pragas urbanas ( ratos, baratas).

Anyway...continuo positiva!


:-)



Um comentário: