by Loide Branco
http://www.independent.co.uk/travel/news-and-advice/sun-sea-and-a-currency-crisis-this-summers-holiday-essential-2314069.html
Não sou economista e nem tenho pretensão de o ser....mas lendo esse artigo do "The Independent"...que "roubei" de minha amiga do facebook...fico aqui pensando com meus botões...
Como é que é isso? eu moro aqui em Coimbra já faz 5 anos e desde que cheguei aqui fala-se de crise, desemprego, salários baixos, corrupção etc etc notícias que todos já conhecemos.
Só que desde o início de julho que as ofertas invadiram a nossa vida por aqui, são tantas lojas com preços reduzidos e ofertas de deixar qualquer mulher louca (e por que não os homens?), desvairados saindo comprando tudo. Mesmo com a crise as pessoas continuam gastando muito, vá as lojas na parte das ofertas e veja quão pouco foi deixado para os que deixaram para a última hora as suas compras..
Tivemos também a oportunidade de passar uns dias em Albufeira e vimos que a cidade já estava lotada mal a temporada de verão havia começado...ok haviam muitos turistas estrangeiros, ingleses mas também muitas famílias portuguesas curtindo o verão no Algarve.
O "The Independent" diz que os ingleses elegeram a Grécia, Portugal e a Irlanda como destinos turísticos neste verão e pode-se notar pelos números que 52.000 britânicos entraram na Grécia, 577 000 na Irlanda e 228 000 em Portugal que houve um aumento considerável para estes destinos, justamente porque estas nações estiveram na mira da mídia devido ao famoso e inevitável "bailout".
Afinal a crise na zona euro especialmente nestas economias mais conturbadas parece ter trazido inesperadamente um benefício.
Veio logo a minha cabeça aquelas aulas de Finanças Públicas ministradas pelo muito competente Dr. Quelhas sobre os "Ciclos Económicos", o pensamento de Keynes e também os períodos de prosperidade que surgem após uma grande crise. Será que estes períodos de prosperidade estão finalmente apontando no horizonte???
Como boa otimista que sou espero que assim seja que este "ciclo" de crise se afaste que a prosperidade volte nem que seja através de pequens incentivos por parte dos turistas que trazem recursos ao comércio local e mantém os milhares de postos de trabalho e que Portugal, Grécia e Irlanda possam ter suas economias recuperadas bem como a credibilidade das pessoas em seus governos.
O ser humano tem uma capacidade de sobrevivência muito grande, a nossa civilização já passou por muitas conquistas mas também por inúmeras tragédias ao longo da história deste último século tais como as várias guerras, desastres naturais e apesar de tudo nós nos levantamos, reconstruímos nossas casas, voltamos a nossa vida a nossa rotina e as nossas conquistas.
E é essa capacidade de reconstrução e sobrevivência que temos que ter em mente e lutar para a atingirmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário