Entendendo o modo de ser sueco -
Parte 5 - Made in Sweden
Loide Branco
A Suécia embora pequenina possui muitas personalidades internacionalmente reconhecidas e hoje compartilho com você um pouco mais desse país que é uma caixinha de boas surpresas. Alguns famosos são nossos conhecidos outros nem tanto, por isso vale a pena verificar. Não dá para mencionar "todos", impossível. Hoje, somente uma viagem muito rápida pelo tempo ..
Foto: antihandlarna - Selma Lagerlöf |
Então se você pegar uma nota de 20 koroas suecas verá essa senhora e saberá quem é foto: magnusengstrom |
foto:adlibris |
Selma Lagerlöf e August Strindberg foram os primeiros a receberem reconhecimento internacional. A obra de Selma "A Lenda de Gösta Berlig" (1891) marcou a virada do romance moderno sueco. Foi ela também que ganhou o Prêmio Nobel de 1909. August Strindberg (1849-1912) as suas peças famosas "O Pai (1887), A Menina Júlia (1888), A Dança da Morte (1901) e Um Sonho (1902)" são ainda hoje representadas, mas este não foi agraciado com o Prêmio Nobel.
Na literatura contemporânea destaca-se os autores policiais e trillers os romances de Carl Hamilton e Jan Guillou alcançaram fama internacional e também na literatura infantil a grande escritora Astrid Lindgren com personagens como a "Pipi Långstrump" ou Pipi das Meias Altas.
foto: sverigeonline |
Na Música
A música clássica sueca não é muito conhecida embora algumas cantoras de ópera tenham obtido reconhecimento internacional como Jenny Lind (1820-1987) conhecida como "O rouxinol sueco" e Christina Nilsson (1843-1921) e Birgit Nilsson uma famosa intérprete de Wagner e Jussi Björling (1911-1960) que foi um dos maiores tenores de seu tempo.
Grupo Abba quem não conhece? Toda festa animada tem que ter um pouco deles eu adoro!!!..foto: telegraph |
Na música pop sueca entretanto alcançou grande conhecimento internacional especiamente nos finais do século XX grupos como os ABBA, Cardigans, Ace of Base e Roxette fizeram todos muito sucesso fora da terra dos vikings.
No cinema
foto: The Guardian |
A representante do Cinema Sueco nas décadas de 1950-1960 imortalizada no clássico Casablanca é a maravilhosa e lindíssima Ingrid Bergman (1915-1982) e não podemos esquecer de Ingmar Bergman um dos maiores realizadores da história do cinema e vencedor de vários Óscares.
Na Política
Anna Lindh |
Um dos grandes defensores da paz, Dag Hammarskjöld tornou-se Secretário da ONU em 1953 e recebeu o Prêmio Nobel da Paz postumamente em 1961, Raoul Wallenberg organizou o salvamento de 100 mil judeus húngaros na II Guerra Mundial. Foi capturado em 1944 pelos Russos e não foi mais visto. Recentemente o assassinato de dois plíticos e defensores da paz chocaram o país Olof Palme em 1986 e a Ministra dos Negócios Estrangeiros Anna Lindh em 2003.
Na ciência e Tecnologia
foto: radioguatamano |
Um país tão pequeno mas de grandes inventores geniais:
Lineu, o pai da botânica, Anders Celsius os químicos Carl Wilhelm Von Scheele que descobriu elementos como o oxigênio, o azoto e o cloro e Jöns Jacob Berzelius que sistematizou a química e introduziu os símbolos. Entre os inventores. John Ericsson (1803-1889) designer de locomotivas e hélices e criador do primeiro navio de guerra naval moderno. L.M. Ericsson (1846-1926) pioneiro dos telefones e Alfred Nobel (1833-1896) inventor da dinamite cuja fortuna foi usada para criar os prestigiosos Prêmios Nobel.
Nos Esportes
Björn Borg 1982 foto: The Guardian |
O esporte como em todo lugar é também muito popular na suecia e vários esportistas se destacam mas eu gostaria de destacar o grande tenista sueco Björn Borg.
E vou ficando por aqui.......
bjs
:-)))
Nenhum comentário:
Postar um comentário