Visto e burocracias.....
by Loide Branco
Tomar a decisão de morar em um país distante nem sempre é uma escolha fácil, muitas vezes não sabemos por onde começar. Contudo ao contrário de décadas atrás que não tínhamos o suporte da internete, tudo era muito difícil o caminho era árduo. Hoje com o acesso (graças a Deus!!!!) mais fácil e a mão de qualquer pessoa, essa tarefa torna-se menos penosa.
Se você mora no Brasil, não fala inglês recomendo que visite o site da embaixada suéca: http://www.swedenabroad.com neste site por exemplo basta procurar o seu Estado na lista e verificar qual o endereço mais próximo para que você encontre todas as informações necessárias.
Se por outro lado, você já mora na Europa (meu caso) e precisa de informações específicas tais como: vivo em união de fato com uma pessoa de outra nacionalidade, se preciso de visto, se vou mudar e levar filhos, etc. O site www.migrationsverket.se é muito útil o problema é que está em inglês. Existe a possibilidade de ler em outros idiomas por exemplo o espanhol só que infelizmente não há o português.
Posso contudo dizer a grosso modo que primeiramente para viajar você irá precisar do seu passaporte se não o têm, precisará ir até a página da Polícia Federal, pagar no Banco do Brasil uma taxa GRU e depois deverá agendar um horário pela net para poder pegar o seu passaporte. Recomendo fazê-lo com bastante antecedência.
De posse do seu passaporte você deverá então ver a lista de exigências para a concessão do visto por parte das autoridades competentes. Normalmente para se entrar na União Europeia as exigências são as mesmas: seguro de saúde, prova de meios de subsistência, endereço de onde irá morar, antecedentes criminais, atestado de saúde. Pode ser que solicitem que você reconheça assinatura da autoridade que o emitiu, caso da declaração de antecedentes criminais.
Se você pretende estudar fora convém traduzir todos os seus documentos para o inglês através de um tradutor juramentado e também deverá reconhecer a assinatura dos seus documentos através do Ministério das Relações Exteriores. Todas essas informações você encontrará mais detalhadamente na net.
Recomendo também ler os vários blogs de brasileiros que vivem por lá porque sempre tem muita informação prática. As pessoas geralmente têm preguiça de ler e querem tudo a mão mas o melhor caminho é sempre você ir procurando as informações que lhe são mais relevantes para ir se familiarizando com o sistema e as diversas etapas.
Não espere pelos outros, erga as mangas e vá a luta.
Seja organizado, faça listas e escreva tudo numa pequena agenda...resulta!!! :-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário