domingo, 31 de julho de 2011

Vida de Estudante

Vida de Estudante -  Com sono, falta de concentração e inseguro?
by Loide Branco



Você acorda cedo, bem humorado e pensa logo na mesa cheia de livros a sua espera, e nas longas horas que terá pela frente a estudar e já começa a sofrer? Bem vindo ao clube!!! :-)

Desde que iniciei minha vida acadêmica em Coimbra que minha rotina mudou completamente no sentido de que preciso estudar muito mais do que antes. E de certa forma sinto-me condicionada.

Fazer uma, duas, três, quatro ou até mais cadeiras em um semestre não é tarefa fácil porque você precisa atender as aulas teóricas e práticas, precisa organizar seu material de estudo, precisa ter tempo e também muita disposição.

Cada estudante possui uma história de vida diferente, muitos trabalham, outros não, uns acham que assistir aula é perder tempo e outros ficam perdidos se não assistirem, portanto varia muito a vida de um estudante  para outro e sua forma de pensar os estudos.

Muitos se perguntam como estudar em Coimbra? pois eu lhe digo: não tem uma receita preparada e prontinha sabe por quê? Porque o que funciona para mim, muitas vezes não funciona para você, porque a forma de estudar e de reter o conhecimento para uns funciona de "x" jeito para outro de "y" jeito. O que podemos fazer é dar algumas dicas e cada um tira o que for melhor ou acrescenta outras.

Nos bancos universitários vi alguns estudantes que nunca copiavam nada do que estava sendo dito, apenas prestavam atenção, outros e "euzinha" aqui éramos "escribas compulsivos", ou seja, copiávamos tudo, incluindo cada suspiro, piadinha etc.

Muitos fazem resumos dos livros, ajuda? ajuda sim claro! para outros nem tanto...são várias as técnicas e os resultados nós precisamos é saber usar aquilo que funciona melhor para nós individualmente.

Quando o assunto é sono, falta de disposição para estudar, insegurança e até a tão odiada preguiça, todos nós pensamos - ah eu já senti sono! aliás muitas vezes dormi sobre os livros mesmo quando não queria e pior não podia.

Pois bem, a grande verdade é que para termos uma boa qualidade de estudo e concentração precisamos estar descansados, precisamos dar uma pausa para nosso cérebro, não adianta querer estudar quando estamos cansados, estressados, porque não vamos reter absolutamente nada.

Precisamos de um ambiente tranquilo, arejado e também o nosso material de estudo deve estar organizado.

É necessário também estipularmos nossa hora de estudo, acredito que estudar 30 minutos, parar 10 minutos para um café e esticar as pernas e mais 20 minutos de estudo, nos fará render. Porque no fim das contas importa muito mais a qualidade do seu estudo do que a quantidade de horas que fez e muitas vezes sem absorção de nada.

Sentiu sono? determine alguns minutos para tirar a soneca, coloque o despertador para acordá-lo, depois levante e continue seu estudo por mais uma hora.

Não tome remédios para concentração, esses muitas vezes o deixarão mais estressados, poderá sentir um sopro de energia por algum tempo mas logo depois voltará a apatia. Por isso cuidado com o que bebe.

Leia devagar o seu livro, faça uma primeira leitura, depois outra mais detalhada, concentre-se no parágrafo, marque os pontos importantes, se tiver tempo faça pequenos resumos, tente sempre entender o que leu e ao começar um novo capítulo, reveja o anterior.

Não tente estudar a matéria de um ano em dois dias porque como eu li em algum lugar "é igual a querer comer café da manhã, almoço e jantar" não da certo mesmo...vc só vai se sentir mais frustrado.

Mas você sente preguiça e o que fazer? REAJA levante as mangas porque as coisas não vão cair do céu, você precisa fazer sempre  a sua parte.

Então você me pergunta - Você estuda assim? faz tudo isso? não sente sono, cansada, insegura e preguiçosa??? e eu te digo: isso tudo seria o ideal, mas confesso que muitas das coisas tento fazer mas preciso melhorar em tantas outras, o importante é aprendermos com nossos acertos e erros aquilo que nos trará mais sucesso.

Percebo que agora na reta final é igual estar numa corrida de São Silvestre (para quem não sabe é uma maratona que acontece em São Paulo na passagem de ano) subindo a Brigadeiro Faria Lima já sem fôlego, com a garganta seca, os músculos doendo, mas que você sabe que tem que prosseguir porque a linha de chegada você já avista.

É assim mesmo, sentimos medo, desencorajados muitas vezes e não muito certos de nossa vocação. Mas uma coisa é certa se chegamos aqui, chegaremos com certeza ao final.

Não podemos perder de foco as nossas metas para o futuro, temos que lutar por aquilo que queremos. Não importa se é difícil atingir o que queremos o importante é que vamos chegar lá com a nossa determinação e capacidade.

Por isso deixe a preguiça de lado, o sono a insegurança e mãos à obra, pense no seu hoje, estude se dedique que o resultado virá para todos nós e o  amanhã é tão somente o  amanhã e nada sabemos sobre ele.

Bom estudo!!!



Um comentário: